Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
16/05/24

Samarco apoia Sala do Empreendedor Itinerante no fomento a pequenos negócios em distritos de Ouro Preto

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante já percorreu seis distritos ouro-pretanos levando serviços para formalização e qualificação de pequenos negócios. A expansão da Sala do Empreendedor para os distritos é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), que promoveu as unidades fora da sede de Ouro Preto.

Até abril deste ano, foram realizados 130 atendimentos nos distritos de Glaura, Antônio Pereira, Lavras Novas, Cachoeira do Campo, Amarantina e Santa Rita de Ouro Preto. A sala também leva ponto de internet para os locais de atendimento para uso da comunidade. Nos próximos meses, mais seis distritos receberão o atendimento itinerante, que contribui para o fomento ao empreendedorismo e à economia local.

Maria Marta, 73 anos, foi uma das empreendedoras atendidas na Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante, em Glaura. Há 50 anos, Maria faz doces para vender, mas nunca formalizou o pequeno negócio, que tem como carro-chefe o 'canudinho'. “Comecei com doce de coração, fazia bolinho de feijão, pastel e depois o doce de leite no canudo. Eu levantava às quatro horas da manhã, era um tacho pequeno, depois passei para o maior, foi evoluindo e, agora, minha filha é quem faz”, conta. Com a Sala Itinerante, Maria Marta formalizou a empresa para que a filha Heloísa possa tocar o negócio e vender para clientes de maior porte.

Assim como Maria Marta, outros dez empreendedores foram atendidos em Glaura. Em todos os distritos, os atendimentos abrangeram formalizações e regularizações de empresas, emissões do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de orientações e consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituição parceira.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante atende principalmente aqueles empreendedores que têm dificuldade de deslocamento até a sede do município, afirma Kennyel Franco, coordenador. “Muitos estão na informalidade e esta é uma chance para legalizarem suas empresas, além de terem acesso a orientações, cursos e capacitações para potencializar resultados”, pontuou.

“A Sala do Empreendedor nos distritos atende a quem mais precisa de apoio, além de providenciar internet sem custo para a população", afirma o especialista em Relações Institucionais da Samarco, Guilherme Louzada.

Próximos atendimentos

A coordenação da Sala já definiu os dois próximos atendimentos. O primeiro no distrito de São Bartolomeu, no dia 25 de maio, em uma área da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. No dia 7 de junho será a vez dos empreendedores de Miguel Burnier, que serão atendidos na estação ferroviária do distrito.

Conforme o planejamento, assim que concluídos os primeiros atendimentos nos 12 distritos de Ouro Preto, a Sala percorrerá novamente as localidades para ampliar atendimentos e prestar novas orientações a empreendedores que formalizaram seus negócios por meio da iniciativa.

Sobre o Pade – O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (Pade) foi construído pela Samarco, em conjunto com o poder público, setor produtivo e sociedade e, em abril de 2023, foi adotado como política pública pelo município de Ouro Preto, conforme a Lei 1.338.

O Pade foi uma proposição voluntária da Samarco, incluída na Licença de Operação Corretiva (LOC), para os municípios de Ouro Preto e Mariana. O Plano, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Condes-OP) tem cinco eixos estratégicos: Agricultura, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Turismo e Aproveitamento de Rejeitos.



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade